.

.
O Pibid promove a integração da universidade com a comunidade. Aprimorando a formação dos estudantes , que tem a oportunidade de experimentar a iniciação à docência nas escolas públicas da região. Contribui também para a melhoria da qualidade das instituições onde eles atuam e dos próprios cursos de licenciaturas da Universidade

quinta-feira, 30 de junho de 2011

28/06/2011
Jornal NH Comunidade | Pág. 26
Clipado em 28/06/2011 08:06:29

Festival de Artes movimenta Rua Coberta do Câmpus 1
Novo Hamburgo - O Festival de Artes da Feevale segue hoje, a partir das 19h30, com a mostra de produções de acadêmicos, na Rua Coberta do Câmpus 1 da universidade, em Novo Hamburgo. O evento busca apresentar a produção artística dos cursos, projetos de extensão da Pinacoteca e dos Movimentos Teatral e Coral da Feevale.

No festival também haverá mostra dos trabalhos desenvolvidos com crianças e adolescentes nas escolas municipais de Novo Hamburgo, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e de trabalhos de acadêmicos da pedagogia desenvolvidos nas disciplinas de Arte-educação e Ciências Naturais no Processo Educativo. O Festival de Artes é gratuito e aberto à comunidade.














quinta-feira, 16 de junho de 2011

Oficina de DESENHO I- Terceira série- Escola Francisco X. Kunst

Releitura Artista Picasso
No dia 07 de Junho de 2011, os alunos da terceira série da Escola Francisco Xavier Kunst receberam a primeira oficina de desenho.
Foi realizada leitura de imagem de obras do artista Pablo Picasso e de máscaras africanas.
O fazer artístico do plano se deu a partir da criação de máscaras conforme a experiência vivenciada na interpretação das imagens.
Os alunos adoraram trabalhar com diversos materiais e técnicas mistas na construção de suas máscaras.
Seguem algumas fotos:
 Esquema feito no quadro para inspiração dos alunos.




quinta-feira, 9 de junho de 2011

OFICINAS DE DESENHO ESCOLA FRANCISCO XAVIER KUNST

Nos dias 17, 24 e 31 de maio de 2011, ocorreram mais oficinas de desenho na Escola Francisco Xavier Kunst.
Passo a passo:
Primeiramente os alunos receberam instruções de como trabalhar com hachuras. Abordaram as diferentes possibilidades de se trabalhar com linhas em posições diferentes.
O segundo passo foi ensinar-lhes a técnica do desenho da figura humana de observação. Aprenderam as proporções e como desenhar uma pessoa dos pés à cabeça.
Num terceiro momento os alunos aprenderam a técnica do Quadriculado, ou seja, desenhar seguindo medidas exatas. E, a partir dessa técnica, chegaram à caricatura, ou seja a desestruturação das imagens.
Confira algumas fotografias:





sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ferramenta de ENSINO NAS ESCOLAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Prezados (as) Professores (as),

A Diretoria de Educação Básica Presencial - DEB, em colaboração com a Coordenação Geral do Portal de Periódicos, articulou o projeto Britannica Escola Online<http://escola.britannica.com.br/>, um portal para crianças de seis a onze anos, que cursam o ensino fundamental.
Ao acessar a interface da Britannica Escola Online, alunos e professores das escolas públicas de todo o país poderão utilizar durante o processo de aprendizado ferramentas de ensino e recursos multimídia disponíveis no Portal, como artigos de enciclopédia, imagens e vídeos, um atlas do mundo que incorpora a tecnologia do Google Maps, biografias, notícias diárias voltadas para as crianças, recursos interativos de geografia, jogos interativos, entre outros.
Essa ferramenta de ensino está disponível no Portal de Periódicos<http://www.periodicos.capes.gov.br/> da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Portal do Professor<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/> e no Portal do Aluno<http://www.portaldoaluno.org.br/>.

http://escola.britannica.com.br/>
A seguir o link com a reportagem completa sobre o Britannica Escola Online divulgada no site da Capes:
http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/4411-estudantes-do-ensino-fundamental-podem-acessar-britannica-escola-online-pelo-portal
Aproveitem essa ferramenta de aprendizagem e ajudem a divulgá-la!
Atenciosamente,

Carmen Moreira de Castro Neves
Coordenação Geral de Desenvolvimento de Conteúdo
Curricular e de Modelos Experimentais
CGC/DEB/CAPES/MEC

Professores!!

Você tem até 31 de julho de 2011 para inscrever o seu projeto de ensino da Arte no XII Prêmio Arte na Escola Cidadã. Podem participar professores das redes públicas ou privadas da educação básica nas categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio  e EJA - Educação de Jovens e Adultos. Você concorre a 7 mil reais e a sua escola a um computador e a uma máquina fotográfica. O regulamento e as orientações para as inscrições estão disponíveis em: www.artenaescola.org.br/premio. Este ano, a categoria Ensino Médio é uma homenagem ao educador e defensor dos direitos da criança e do adolescente, Antônio Carlos Gomes da Costa (in memorian).

Para mais informações:
premio@artenaescola.org.br 
(011) 3103-8062

Prezados(as) bolsistas PIBID

 Ao cumprimentá-los, informo que foi criado o Twitter do PIBID FEEVALE - pibidfeevale.
Esse é mais um instrumento de divulgação das atividades realizadas no PIBID, bem como de socialização dos conhecimentos produzidos e experiências vivenciadas nos projetos junto às escolas participantes.
Sigam o pibidfeevale no twitter e divulguem aos seus colegas.
As coordenadoras conversarão com vocês e definirão representantes de cada subprojeto que terão acesso a senha para divulgar notícias, socializar experiências através do twitter pibidfeevale.

Façam bom uso dessa ferramenta, divulguem e socializem boas experiências na educação que possam alimentar novas esperanças.

Um abraço a todos!

Profª. Me. Moana Meinhardt Momberger
Assessora Pedagógica - PROGRAD
Coordenadora Institucional do PIBID-Feevale
Pró-reitoria de Ensino
Universidade Feevale
+55 51 35869240 I Ramal: 9240
moanam@feevale.br<mailto:moanam@feevale.br>

Prezados acadêmicos!

Ao saudá-los, convoco para reunião na Feevale, conforme cronograma abaixo.
 
Lembro que a participação é muito importante!
 
 
 
Acadêmicos da EMEF Francisco X. Kunst: sexta-feira, 03 de junho - 15h
 
Acadêmicos da EMEF: Eugênio N. Ritzel: sexta-feira, 03 de junho - 17h
 
Acadêmicos da EMEF Arnaldo Grinn: terça-feira, 07 de junho - 18h
 
Acadêmicos da EMEF Adolfina: terça-feira, 07 de junho - 19h
 
 
 
 
Local: sala 418
 
Trazer para a reunião:
 
- Pasta com planejamentos e relatos dos encontros;
 
- Próximos planejamentos preevistos.
 
 
 
Att,
 
Profª Caroline

Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Grin

O projeto realizado através do PIBID foi realizado com as turmas de 1º ano e 2º ano. Como motivação da ação, foram apresentados vários quadros de artistas que continham a figura humana em diversos contextos. Foram exploradas as mais diversas construções de rosto e corpo, através do uso das cores, desenhos e pinceladas. O trabalho inicial foi o estudo da figura humana e como cada um se colocava dentro de sua família através da elaboração de desenhos o com tema “Família”. As colocações foram livres e cada aluno definiu como representaria as pessoas que fariam parte do trabalho. Como continuação, cada aluno se organizou em dupla, onde um decalcava o contorno do corpo do outro, em uma folha maior de papel pardo. Uma vez o decalque pronto, cada um desenhou detalhes da vestimenta, adereços e características pessoais; utilizando o lápis de cor e o recorte e colagem de papéis coloridos, que puderam ser acessados através de revistas e jornais.