.

.
O Pibid promove a integração da universidade com a comunidade. Aprimorando a formação dos estudantes , que tem a oportunidade de experimentar a iniciação à docência nas escolas públicas da região. Contribui também para a melhoria da qualidade das instituições onde eles atuam e dos próprios cursos de licenciaturas da Universidade

terça-feira, 28 de maio de 2013

EMEF Francisco Xavier Kunst
 
 
                   Iniciamos o primeiro processo de construção do potinho de cerâmica. Para a base da peça, foi enrolado um rolo sobre si mesmo com espessura uniforme. Em seguida, seriam sobrepostas várias camadas de rolos sobre a base.

 

Primeiramente, os alunos ficaram com receio em mexerem com a argila, mas após os primeiros passos, os alunos se sentiram muito a vontade e gostaram de suas experimentações.


EMEF Francisco Xavier Kunst
 

           Os alunos ficaram muito contentes com os seus colares e pulseiras indígenas feitos com massa de modelar caseira.
 
 
 
EMEF Francisco Xavier Kunst
 


               Depois de explicar sobre a arte indígena mostramos modelos de cestinhas feitas com rolinhos de jornal. Foi explicado aos alunos que estas cestinhas eram feitas de forma semelhante aos cestos feitos pelos índios.
 
 

Exposição dos Trabalhos e Coquetel- E.M.E.F. Arnaldo Grin

Na aula de hoje montamos uma exposição com os trabalhos realizados no estágio da acadêmica Cláudia Brentano e no TCC da acadêmica Taciana Marques.
Novamente dividimos as turmas em 2 partes para a apreciação dos trabalhos dos colegas.
Através deste contato, ambos os grupos experienciaram os trabalhos dos colegas, conhecendo um pouco mais sobre a técnica usada e  o processo de criação.

Fotos do grupo que trabalhou Arte Postal com a acadêmica Claudia Brentano





Fotos do grupo que trabalhou a Figura Humana com a acadêmica Taciana Marques




Profº Taciana recebe carinho de alunas após conclusão do trabalho

Profº Taciana recebe carinho de alunas após conclusão do trabalho


quinta-feira, 23 de maio de 2013

E.M.E.F Arnaldo Grin

Bom pessoal, na semana passada, em função dos preparativos para a Semana da Arte Educação, não atualizamos o blog com as atividades que aconteceram naquela semana.
A turminha que está participando da oficina de  arte postal recebeu uma visita especial. O Antônio e a Sirlei Marisa da Cunha, funcionários dos Correios de São Leopoldo-RS foram convidados à participar da oficina,  explicando como funcionam os correios e algumas curiosidades. Esclareceram também dúvidas dos alunos e auxiliaram no endereçamento dos postais, pois a maioria não tivera contato anteriormente com postais ou cartas. Os alunos trocaram postais com outra escola  também pibidiana, a E.M.E.F. Eugênio Nelson Ritzel, do bairro São José Kephas. Esta experiência do contato com alunos de outro bairro da cidade, com ideias e realidades diferentes, serviu para que eles conhecessem brevemente estes alunos e compreendessem a existência de outras escolas participantes do PIBID.




Enquanto isso, a oficina de figura humana se desenvolvia a todo vapor! Os alunos experienciaram a famosa  massinha de modelar, produzindo, de forma caseira, sua própria massinha!A receita é comestível, pois se houvesse ingestão, não haveria perigo. Cada aluno fez de  uma cor diferente, podendo trocar entrei si. Foi utilizado  corante alimentício para a obtenção das cores.
Os alunos deviam seguir ainda a temática da figura humana, porém adicionando movimento às formas. Fizeram detalhes como cinto, bola, sapato, entre outros.


Alguns alunos não resistiram e ''experimentaram'' a massinha, para ver como era o gosto.



Esta semana é a Semana da Arte Educação e muitas atividades estão sendo propostas para lembrar este momento. Na próxima sexta-feira , dia 24 de maio,todos os acadêmicos do PIBID de Artes Visuais-Feevale estarão reunidos na Praça Vinte de Setembro,no bairro Centro, em Novo Hamburgo, com atividades para professores, alunos e apreciadores! Não percam!!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

 Dia 26.04.13
 Neste dia Graciela começou o estágio com os alunos da oficina do Pibid,após explicar a todos o projeto ao alunos ela passou um power point sobre Arte postal,onde os alunos conheceram os meios de comunicação.O projeto inicia-se com cada aluno escolhendo um presonagem onde irá desenvolver o desenho,pintura e enviado posteriormente a outra escola .

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Oficina Figura Humana e Oficina Arte Postal-E.M.E.F. Arnaldo Grin

Iniciamos um trabalho paralelo com parte da turma do 5º ano. Trata-se do trabalho de conclusão de curso da acadêmica Taciana Marques que norteará a construção da figura humana, e neste primeiro encontro os alunos vivenciaram a arte pré-histórica. Foi construida uma caverna em tecido TNT preto, onde no fundo colocamos papel pardo para simular o desenho nas paredes de  uma caverna pré-histórica.De início foi exibido um power point sobre a arte pré-histórica e um vídeo que mostrou como era a vida naquela época. Em seguida, cada aluno recebeu uma lanterna, simulando o fogo, e entraram em pequenos grupos dentro da "caverna" para desenhar nas paredes da caverna!


 Alguns entenderam a proposta, de contar uma pequena história, narrando caracteristicas daquela época. Outros desenharam vestimentas atuais e desenhos que fugiam um pouco da temática. Usaram papel pardo como suporte e carvão como instrumento de desenho.

Demos continuidade ao trabalho ,onde os alunos experienciaram o uso de penas para desenhar, tendo como foco principal a sua figura. Usaram naquim e folha A3 como base.




Paralelamente, na outra parte da turma, continuamos com os trabalhos de arte postal. Desta vez, os alunos tiveram o contato com cartões postais e com a arte postal de fato, visualizando o processo de criação de um cartão e das inúmeras possibilidades de criação. Cada aluno ganhou uma espécia de ''kit cartão postal'', que continha 1 carimbo, adesivos e o cartão cortado no formato retangular.

Disponibilizamos revistas para recortes, adesivos diversos, carimbos e material para desenho.