.

.
O Pibid promove a integração da universidade com a comunidade. Aprimorando a formação dos estudantes , que tem a oportunidade de experimentar a iniciação à docência nas escolas públicas da região. Contribui também para a melhoria da qualidade das instituições onde eles atuam e dos próprios cursos de licenciaturas da Universidade

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Na escola Arnaldo Grin, estamos desenvolvendo um projeto de História em Quadrinhos.
O projeto iniciou-se com a apreciação visual de um power point que mostrava como é uma HQ e alguns personagens conhecidos das crianças, também tiveram o manuseio  e leitura de alumas histórias e também tiveram a possibilidade de ver um manga gibi japonês onde a leitura é feita de traz pra frente.



Na aula seguinte levamos dois sacos com diferentes objetos dentro cada aluno tirou dois objeto e depois os desenhou, feito isso eles receberam outra folha na qual eles tiveram que juntar os dois objetos criando assim o seu personagem para a história. Surgiram personagens muito interessantes como; Lugarra, Pairulito, controle radical .........






Após a criação dos personagens eles receberam uma folha para criar uma história para o personagem, após  a criação da história eles ganharam uma folha de tamanho A3 a qual foi dividida em cenas, então iniciaram as falas de seus personagens e a produção da cena. 









sexta-feira, 4 de julho de 2014

Pintura de murais EMEF Eugenio Nelson Ritzel

O projeto que vem sendo desenvolvido pela EMEF  Eugênio Nelson Ritzel, é a pintura de murais dentro do contexto da escola. Tendo como temática os super-heróis e linguagens artísticas. Os encontros ocorrem uma vez por semana todas as quintas-feira, na parte da manhã.
 



Projeto PIBID - Escola Municipal de Ensino Fundamentel Adolfina Diefenthäler

Projeto PIBID:Escola Municipal de Ensino Fundamental Adolfina Diefenthäler
Coordenadora:Caroline Bertani Supervisora: Nara Eliete Gomes Porowoki
Bolsistas: Angélica Herthal, Everton Dieison Ferreira, Nilda Griza de Carli Tessa Nogueira.
Projeto: A Importância da Imaginação no Processo de Desenvolvimento Infanto Juvenil
Objetivo
            Cada aluno vai desenvolver criar seu livro através das propostas que vão estar contidas nas paginas do livro em forma de perguntas, sejam elas perguntas indagando a própria criança ou indagando algum assunto de seu cotidiano levando-as a representação de como elas vêem o mundo em que vivem e a representar seu mundo imaginário também, construindo uma ponte de ligação entre realidade e imaginação de forma lúdica e inusitada. Permitindo que os alunos possam se expressar mostrando seu ponto de vista da sociedade onde vivem e também mostrar o universo que existe dentro de cada uma delas.
            Demos inicio nas oficinas com a apresentação de vídeos demonstrativos sobre o imaginário infantil e sua importância de ser colocada em pratica nas atividades em sala de aula.







Nas oficinas seguintes foram confeccionadas as capas dos livros, onde os alunos deram inicio a história a ser contada por cada um deles.




Atualmente os alunos estão produzindo suas histórias através de diversas propostas colocadas, tais como o uso de tintas, colagens, desenho, uso da palavra e de atividades coletivas.